Só para lembrar
“Teu sol não se apagará. Tua lua não terá minguante por que o Senhor será tua luz, o povo que
Deus Conduz”
Hoje no meio de tantas informações muitas vezes acabamos por esquecer de algumas coisas. Na correria do dia a dia, no choque de conceitos e valores muitas coisas passam despercebidas. Coisas que são importantes e fundamentais para a gente. Lembrando disso, me lembrei do compromisso com a mudança.
Tava eu a desperdiçar o meu ócio criativo escutando musica, quando ouço uma melodia a tempo esquecida “Só peço a Deus que a guerra não me seja indiferente, pois ela é um monstro grande e pisa forte sobre a pobre inocência desta gente”. Logo me lembrei de outra musica que faz a cabeça e o coração se perguntar POR QUE “Diz-me por que tanta gente não sorri?por que as armas nas mãos?(...) Por que os sonhos proibidos?”.
Essas musicas me angustiaram e me lembrei de toda a realidade em que vivemos. Puta dor no coração. Morte. Violênçia. Prostituição. Fome. Corrupção. Sem-tetos. Sem-terra.
Desempregados....chorei...mas do choro brotou a flor da esperança. Lembrei dos movimentos sociais, do MST, do MIRE, do MTD, da Rede Minka, das Pastorais Sociais, do povo que luta. Tive a certeza de que a mudança da realidade está em nossas mãos. Lembrei do compromisso com a luta a tempos esquecidos. Lembrei de como nos acomodamos fácil, de como perdemos a esperança por que a realidade está uma merda. Lembrei do apego as estruturas e o esquecimento das bases.
A mudança está em nossas mãos. Por isso temos que nos comprometemos com ela, comprometernos com a vida, com luta. As vezes é bom nos lembrarmos disso e ter a certeza de que a mudança é, difícil, dura, cruel, mais possível. Basta optarmos por ela. Optarmos pela construção coletiva e de base, que provem da base, do povo.
Só para não esquecer: ainda há esperança. A utopia ainda não morreu.
Elisandro Rodrigues
Setembro/2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário