13.6.06


P.S: Mais um texto de uma amiga minha.

"Saber amar é saber deixar alguém te amar."

O amor não acontece sozinho, ele é fruto de um relacionamento entre duas ou mais pessoas. E ele sempre é direcionado a algo, ou a alguém. Não ocorre de maneira isolada, e por isso muitas vezes dizemos que é uma "via de mão dupla". É um ponto de partida mas também um ponto de chegada.
O amor sai de mim para ir ao encontro do outro, mas quando lá chega ele volta para mim e o maior beneficiado sou eu mesmo quando amo. Eu amo aquilo que encontro de bom no outro que na verdade tem a ver comigo. Amo os meus traços que encontro no outro. Pode parecer um pouco narcísico, mas na verdade amo o outro porque me vejo, e me encontro dentro dele.
Podemos parar para pensar em todas as pessoas pelas quais nos interessamos, apaixonamos. Tem um certo traço que é comum a todas. Quantas vezes nos perguntamos: por que só me interesso pelo mesmo tipo de pessoa? Esse interesse não é ao acaso. Ele está relacionado com minha história de vida, com as marcas que me foram feitas desde a minha infância e que hoje refletem na vida adulta, nos meus relacionamentos.
Por que tem certas pessoas com as quais me identifico mais? Muitas vezes procuramos "fórmulas do amor" (me lembro daquela canção: "ainda encontro a fórmula do amor....), e na verdade não se tem fórmulas para o amor, porque o sentimento de cada um é único, e a maneira com a qual cada um lida com o amor é diferente. Talvez haja algumas dicas como a própria música fala: "saber deixar alguém te amar...", mas cada um lida com o amor à sua maneira. Além da gente se permitir ser amado, também precisamos nos permitirmos amar. Às vezes falamos que estamos abertos ao amor, mas nos fechamos aos relacionamentos que nos aparecem. Como se a gente pudesse escolher quem amar! Quem escolhe o amor, se não o coração? Quem escolhe a paixão, se não a emoção? Quem escolhe o outro, se não uma mistura inundada de sentimentos que não se tem como controlar?
Às vezes é preciso deixar as coisas acontecerem um pouco, "soltar um pouco o freio" para que a vida possa ser um pouco mais vivida, mais aproveitada. A vida passa tão rápido, e às vezes "perdemos" tempo com tantas preocupações quando na verdade poderíamos estar fazendo algo prazeroso. E nos esquecemos dos detalhes que muitas vezes fazem a diferença, como um bom dia, boa tarde, boa noite, um sorriso, um forte abraço, um beijo caloroso... Andar na praia, correr, brincar com uma criança, jogar bola, tomar sorvete, dançar, namorar, ver o por do sol....sem se preocupar com o segundo seguinte.
Que tudo isso chegue ao nosso coração, e de alguma maneira faça sentido.
Gde abraço

Rose

Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora A presença distante das estrelas! Espelho Mágico - Mário Quintana

Rose Helena de Paiva

Nenhum comentário:

Entra[saí]da - Manoel de Barros

Distâncias somavam a gente para menos. Nossa morada estava tão perto do abandono que dava até para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens profundas com sapos, com as águas e com as árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza avançava nas minhas palavras tipo assim:

O dia está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me empobrece. E o rio encosta as margens na minha voz.

Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade de pensar. Eu queria que as garças me sonhassem. Eu queria que as palavras me gorjeassem. Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens. Me dei bem.

[...]

1)É nos loucos que grassam luarais; 2)Eu queria crescer pra passarinho; 3) Sapo é um pedaço de chão que pula; 4) Poesia é a infância da língua. Sei que os meus desenhos verbais nada significam. Nada. Mas se o nada desaparecer a poesia acaba. Eu sei. Sobre o nada eu tenho profundidades.

Siente como Sopla el Viento