19.6.06

Introdução a um mundo novo
(Texto escrito para o material do Dia Nacional da Juventude de 2005, que foi Inter-Leste em São Leopoldo reunindo mais de 10 mil jovens)


Ei! Você?
È você mesmo que esta lendo. Não está sentindo nada de estranho no ar? E no coração? Não vê nada estranho no mundo?
Pô meu, presta atenção! sinta, olhe, cheire, ouça.
Não sente um odor de sonho no ar, uma batida de coragem no coração?
Não vê o mundo novo que se aproxega pelo horizonte?
Bhá meu! Ouça o grito que ecoa pelas quatro dioceses de nosso Interdiocesano, é um grito que sai de Porto Alegre, passa por Osório, vai para Caxias do Sul e chega em Novo Hamburgo, São Leopoldo, é a juventude gritando, clamando, cantando: “JUVENTUDE VAMOS LUTAR! CHEGOU A HORA DE NOSSO SONHO REALIZAR.”
Sonhe. Sonhe conosco. Perceba em seus sonhos que Brasil que a juventude quer. Olhe comigo agora: olhe a juventude sonhando um Brasil novo, olhe a juventude semeando flores pelos ventos, pulando a fogueira. Andando lentamente em direção as manhãs de liberdade e sol. Olhe em sua volta é a juventude nas ruas, nas praças, nas estradas, nas escolas, nos campos. Eles estão gritando, não cantando “Juventude vamos lutar! Chegou a hora de nosso sonho realizar”.
É a juventude que vem marchando, vem escrevendo nas pedras poemas de liberdade, pichando nos muros palavras de amor, dançando com o batuque de um mundo novo. Eles vem dizendo a todo pulmão: Queremos a utopia, a alegria, queremos a liberdade, vinho e pão.
È a juventude preguiça, juventude malicia, juventude ternura-coragem, que não teme em dizer que a Paz é a nossa arma, que não teme andar de braço dado com o outro, com o diferente, que não tem medo de beijar com lábios de mel.
Olhe este jovem é você, sou eu, é seu grupo.
Então vem junto, chame os outros, pois nossos sonhos serão conquista. O nosso Brasil é conquista popular, conquista juvenil. Ele será garantido pelas políticas publicas para a construção da paz, do amor, da liberdade, da vida digna.
Vem, vem para o Dia Nacional da Juventude que é espaço acolhedor para as diversas juventudes existentes.
Grite conosco “Juventude vamos lutar! Chegou a hora do nosso sonho realizar” este será o bonito lema que vai embalar os sonhos juvenis na busca de fazer acontecer a Civilização do Amor, o Reino, sonhado por Deus e pelos jovens, em cada recanto, em cada cidade, em cada coração. Em cada um de nós.
Te esperamos! Te queremos conosco nesta luta por um mundo melhor.

Elisandro Rodrigues

Nenhum comentário:

Entra[saí]da - Manoel de Barros

Distâncias somavam a gente para menos. Nossa morada estava tão perto do abandono que dava até para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens profundas com sapos, com as águas e com as árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza avançava nas minhas palavras tipo assim:

O dia está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me empobrece. E o rio encosta as margens na minha voz.

Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade de pensar. Eu queria que as garças me sonhassem. Eu queria que as palavras me gorjeassem. Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens. Me dei bem.

[...]

1)É nos loucos que grassam luarais; 2)Eu queria crescer pra passarinho; 3) Sapo é um pedaço de chão que pula; 4) Poesia é a infância da língua. Sei que os meus desenhos verbais nada significam. Nada. Mas se o nada desaparecer a poesia acaba. Eu sei. Sobre o nada eu tenho profundidades.

Siente como Sopla el Viento