19.6.06

Nossas cegueiras

É quase noite. Saio de casa em direção a parada de ônibus.
No caminho vou com meus pensamentos confusos sobre a cegueira em que vivemos, sobre de como as pessoas não vêem a maravilha da vida nas coisas simples e pequenas. Tudo é escuridão para as pessoas que não vem, uma escuridão no meio da luz.
Chego a parada de ônibus. O ônibus já está saindo. Entro. Pago a passagem. Sento. Penso. Continuo pensando na escuridão e no velamento das pessoas. Pego o livro de minha bolsa. Leio. Nada mais propicio para o momento: Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. "O disco amarelo iluminou-se.
Dois dos automóveis da frente aceleraram antes que o sinal vermelho aparecesse. Na passadeira de peões surgiu o desenho do homem verde. A gente que esperava começou a atravessar a rua pisando as faixas brancas pintadas na capa negra do asfalto, não há nada que menos se pareça com uma zebra, .... O sinal verde acendeu-se enfim, bruscamente os carros arrancaram, mas logo se notou que não tinham arrancado todos por igual. O primeiro da fila do meio está parado, ....o homem que está lá dentro vira a cabeça para eles, a um lado, a outro, vê-se que grita qualquer coisa, pelos movimentos da boca percebe-se que repete um palavra, uma não, duas, assim é realmente, consoante se vai ficar a saber quando alguém, enfim, conseguir abrir uma porta, Estou cego."
(Ensaio sobre a Cegueira – José Saramago)
Chego à parada na qual tenho que descer. Está muito frio. Um vento que gela até os ossos. Começo a descer na direção que devo seguir. Demoro uns sete minutos no trajeto. Do ônibus ao apartamento. Neste pequeno trajeto continuo o raciocínio que interrompi quando comecei a ler o livro. Como é interessante que todo o dia as pessoas ficam cegas. Umas cegam-se de uma hora para a outra. Outros demoram um pouco mais. Mas no final quase todos ficam cegos. Cegueira de luz e escuridão. Não é uma cegueira que nos impede de ver, é uma cegueira que obscurece as imagens e as verdades.
Como é possível as pessoas ficarem cegas de uma hora para a outra. Chego ao apartamento. Aperto o número 403. Lá de cima abrem para eu entrar. Entro. Começo a subir s escadas. Coisa boa está quente aqui. Paro as minhas reflexões quando chego na porta do apartamento. A minha cegueira começa. O raciocínio fica repleto de cheiro de mel e cachaça e a boca ansiosa por um beijo.
Cegueira aonde o amor conduz


Elisandro Rodrigues
Cego pelas cegueiras do mundo.
Julho/05

Nenhum comentário:

Entra[saí]da - Manoel de Barros

Distâncias somavam a gente para menos. Nossa morada estava tão perto do abandono que dava até para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens profundas com sapos, com as águas e com as árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza avançava nas minhas palavras tipo assim:

O dia está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me empobrece. E o rio encosta as margens na minha voz.

Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade de pensar. Eu queria que as garças me sonhassem. Eu queria que as palavras me gorjeassem. Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens. Me dei bem.

[...]

1)É nos loucos que grassam luarais; 2)Eu queria crescer pra passarinho; 3) Sapo é um pedaço de chão que pula; 4) Poesia é a infância da língua. Sei que os meus desenhos verbais nada significam. Nada. Mas se o nada desaparecer a poesia acaba. Eu sei. Sobre o nada eu tenho profundidades.

Siente como Sopla el Viento