11.8.07


Fragmentos de poesias e pensamentos...


Belo Horizonte – Flavio Ventutini
Como vai BH?
Ouve a voz da montanha
Como vai?
Sei de cor meu lugar
Belo horizonte
Quando cai a tarde em meu coração
Liberdade a praça das paixões
Se distante a saudade quer chegar
Quem feriu a linda serra do curral
Luz da lua apareceu
Como se fosse sonho meu
Como se fosse bom
Manacá como vai?
Dama da noite como vai?
Se de cor meu lugar
Salve a floresta
Vam andar no prado , Cidade Jardim
Hoje é festa
Na dor das capitais
Nas cinzas dos quintais
Se entreguei meu coração num dia assim
Li seu nome na palmeira imperial
Encantado descobri
Flor de Minas bem ou mal


Muitas das descobertas se dão ao acaso. Se dão pelo fato da curiosidade ser aguçada por pequenos detalhes. O amor pode nascer deste acaso, destes pequenos fragmentos semeados no meio das tempestades, onde pensa-se que não existe vida, só destruição. Quem sabe. Quem sabe onde a flor lançada no vento nascerá. Quem sabe o desfecho dos sonhos que se começam a sonhar. Nos olhos das crianças curiosas, das crianças que teimam em um determinado objetivo, que vão a lugares desconhecidos e misteriosos, que enfrentam em suas brincadeiras mares furiosos, feras sem iguais e penetram no desconhecido...por que não penetrar no seio da tempestade e colher as sementes que voam em seu ventre.


Ela: Oi
Ele: Oi
Tudo bem meu anjo?
Ela: Sim e você?
Ele: Eu também.
Ela: que bom... seus sonhos começaram a se tornar realidade?
Ele: bom, ainda não
mas de um dia para o outro é pouco tempo
mas senti o seu abraço..
Ela: esse tempo é relativo...
já é um começo
Ele: eu senti pelo menos
Ela: já desejar o abraço já é o começo...
Ele: sim, e desejo mais do que um abraço
Ela: que mais você deseja meu caro?
Ele: um afago
um aconchego
.
.
.
Ele: me diz uma coisa
se gosta
de flavio venturini
Ela: adoro!
Ele: to escutando
Ela: chico buarque?
Ele: sabe o que te peço "noites com sol"
não, flavio venturini, ou eu gosto de chico, se é , eu gosto muito
Ela: sim... se você gosta de chico.
estou escutando...
.
.
.
Ela: a companheira abrange todas essas mulheres...
Ele: sim, mas dá um sentido a mais
eu li um texto em que diz, que uma "namorada" ou "namorado" tem que ser: amiga, anjo, mulher, amante e companheira
Ela: isso...
quero ver
Ele: então
verás!
na pratica, pode ser
Ela: rs
antes disso você precisa conquistar 3 coisas...
Ele: o que
me diga cara, o que preciso conquistar para ser seu companheiro
Ela: minha cabeça...
meu corpo
e meu coração.
Ele: o mais dificil será conquistar seu corpo
mas me lançarei nesta cruzada
nesta caminhada
em busca da beleza, da boniteza
Ela: rs...
Ele: seu coração será minha poesia
sua cabeça a beleza e a boniteza
e seu corpo será o caminho sagrado, em busca do mel
dos seus lábios
do afago de suas mãos
do calor do seu ser
Ela: e além da matéria...
Ele: além da materia
a alma
na verdade minha jornada será em busca de seu coração, de sua razão e de sua alma
o corpo, este será o ultimo a receber meu toque
serás o ultimo para saciar a sede de quem vai, nesta jornada em busca de um só lugar
mas para tudo , preciso de três coisas também
Ela: sim...
Ele: preciso das palavras,
preciso da abertura ao novo
e por fim, preciso estar olhando os seus olhos
para completar a peregrinação, a jornada
.
.
.
Ela: se pudesse olhar nos meus olhos agora... o que faria?
Ele:eu adimiraria primeiro
Ela: são transparentes...
Ele: a beleza, a ternura, e a vida que eles contem
Ela:não veria apenas dois olhos claros.
Ele: para assim olhar sua alma
depois de olhar através dos olhos a sua alma
te conduziria, com os olhos fechados, através de palavras para a boniteza que é a poesia e a musica
para te encantar e cantar, e quem sabe de enfeitiçar
para depois abraçar-te, com força, com vontade
e com paixão
que faria se visse você, se visse seus olhos, se te visse neste momento
Ela: como não me vê... conquista meu coração primeiro...
imensamente.
Ele:mas para conquistar seu coração, me diga primeiro:
estás aberta a ser cativada com tamanha intensidade e incondicionalidade

Ela: sempre estive...


"Os outros podem jurar que me conhecem demais... quando acaso penso o mesmo, o demônio diz...há mais.”

Porque há luz por todo o túnel... basta abrirmos os olhos... porque mesmo no escuro há de se amar a beleza de seu horizonte.

"... porque o amor contém mais do que quatro letras ..."


Elisandro Rodrigues(Com a colaboração de M.A)
Agosto de 2007
No calor e no frio...nas sementes e tempestades...

Nenhum comentário:

Entra[saí]da - Manoel de Barros

Distâncias somavam a gente para menos. Nossa morada estava tão perto do abandono que dava até para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens profundas com sapos, com as águas e com as árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza avançava nas minhas palavras tipo assim:

O dia está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me empobrece. E o rio encosta as margens na minha voz.

Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade de pensar. Eu queria que as garças me sonhassem. Eu queria que as palavras me gorjeassem. Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens. Me dei bem.

[...]

1)É nos loucos que grassam luarais; 2)Eu queria crescer pra passarinho; 3) Sapo é um pedaço de chão que pula; 4) Poesia é a infância da língua. Sei que os meus desenhos verbais nada significam. Nada. Mas se o nada desaparecer a poesia acaba. Eu sei. Sobre o nada eu tenho profundidades.

Siente como Sopla el Viento