24.7.09

Fragilidade de uma sexta-feira...

En un mundo descomunal
siento tu fragilidad.

(Lucha de Gigantes – Nacha Pop)


É manha de sexta-feira. O sol entra pela fresta entreaberta de sua persiana. Ele acorda antes do relógio despertar. Olha o mundo lá fora – o sol brilha com sua intensidade da manhã mas o vento traz o frio do inverno (mais tarde escutaria no rádio que faz 4º graus com uma sensação térmica de menos de 2º graus ). Relutante levanta-se toma seu banho e seu café. Enfrentar um dia de frio e de trabalho na fragilidade de um mundo descomunal o esperava assim que abriu a porta de sua casa.

A beleza do mundo aparece para se esquentar ao sol e tremer ao frio. Sente o frio entrando pelas suas roupas e gelando seu corpo. Coloca sua toca, suas luvas e caminha em direção a parada de ônibus. O dia se mostra estranho. Com cores estranhas. Com frio e calor ao mesmo tempo. E dentro dele uma confusão começa a se arrumar espalhando pensamentos, emoções e sensações por todos os lados. Uma folia dentro de sua casa. Dentro de seu corpo.

Sua manhã passa ao mesmo tempo devagar mas rápida. Seu coração sente-se apertado, não sabe se é pelas roupas, pelo frio, ou pela falta dela. Quem sabe todas essas coisas juntas. Anjos e demônios continuam com suas folias e estrepolias dentro dele. Sua mente passeia durante a tarde por vários lugares mas seu corpo continua pregado na cadeira de seu trabalho. O fim da tarde se aproxima. O frio aumenta. Gela cada vez mais seu corpo e seu coração. Ele não se acha mais dentro de si mesmo. Está tudo revirado. Pastas e documentos, pensamentos e emoções, musicas, textos e poesias. Tudo está fora do lugar. Imagens dela estão por todos os lados.

Passou o dia olhando para seu celular, esperando uma mensagem ou uma ligação. No final do dia olha já desistindo mais uma vez para a tela que continua normal não acusando nenhuma ligação perdida ou mensagem por se ler. Coloca seus casacos e sai para o inicio de noite fria. Não vai para casa. Sai caminhando por uma cidade vazia, silenciosa e fria de sexta-feira. Caminha tentando organizar a bagunça dentro dele. De nada adianta quanto mais organiza mais bagunçado fica. Senta-se no primeiro bar que encontra. Pede uma garrafa de vinho e entre um copo e outro vai lembrando os dias passados ao lado dela até aquele momento. Fica esperando uma ligação ou uma mensagem enquanto esfazia a garrafa aos poucos sentindo cada vez mais a fragilidade de seu corpo e do seu mundo.

Elisandro Rodrigues



Um comentário:

Anônimo disse...

Vc é um moço apaixonado q encanta... Que bom q ainda existem!
Josy.

Entra[saí]da - Manoel de Barros

Distâncias somavam a gente para menos. Nossa morada estava tão perto do abandono que dava até para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens profundas com sapos, com as águas e com as árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza avançava nas minhas palavras tipo assim:

O dia está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me empobrece. E o rio encosta as margens na minha voz.

Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade de pensar. Eu queria que as garças me sonhassem. Eu queria que as palavras me gorjeassem. Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens. Me dei bem.

[...]

1)É nos loucos que grassam luarais; 2)Eu queria crescer pra passarinho; 3) Sapo é um pedaço de chão que pula; 4) Poesia é a infância da língua. Sei que os meus desenhos verbais nada significam. Nada. Mas se o nada desaparecer a poesia acaba. Eu sei. Sobre o nada eu tenho profundidades.

Siente como Sopla el Viento