9.11.08

Saber Cuidar


Como pode um peixe vivo

viver fora da água fria?

Como poderei viver

Como poderei viver

Sem a tua, sem a tua

sem a tua companhia?

Sem a tua, sem a tua

sem a tua companhia?

(Milton Nascimento)

Eñoski acordou com uma saudade dentro do peito. Com um cheiro no corpo que não era o dele. Estava em sua casa. Acordou com uma leve dor de cabeça – Quem sabe nossas cabeças não queiram ficar juntas – lembrou que Alin havia dito isso para ele certo dia quando ambos estavam com dor de cabeça. Olhou para fora pela janela do seu quarto viu a lua e as estrelas – Olharei todos os dias as flores no chão, a lua e as estrelas e me lembrarei de você – Fazia dias que Eñoski não via Alin. Estava com saudades dela.

Pegou uma folha em branco e uma caneta e pôs se a escrever. Escrevia uma carta para seu amor. Ambos estavam preocupados com o cuidar. Ele não sabia como cuidar direito deste encanto, mas sabia que o que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato é uma atitude... O cuidado surge somente quando a existência de alguém tem importância para mim” (Leonardo Boff).

A existência de Alin tinha uma grande importância para a vida de Eñoski, por isso ele se preocupava em cuidar e alimentar esta paixão, este encanto não merecia morrer assim de uma hora para outra. Em sua vida amorosa nunca havia achado ninguém tão especial quanto ela, por isso estava se esforçando. Na sua carta escrevia algumas frases sobre o cuidar. Havia lido há um tempo um livro sobre o cuidar, escrevia partes do livro na carta.

****

“Que significa cuidar de nosso corpo, assim entendido? Imensa tarefa. Implica cuidar da vida que o anima, cuidar do conjunto das relações com a realidade circundante, relações essas que passam pela higiene, pela alimentação, pelo ar que respiramos, pela forma como nos vestimos, pela maneira como organizamos nossa casa e nos situamos dentro de um determinado espaço ecológico. Esse reforça nossa identidade como seres nós-de-relações para todos os lados. Cuidar do corpo significa a busca de assimilação criativa de tudo que nos possa ocorrer na vida, compromissos e trabalhos, encontros significativos e crises existenciais, sucessos e fracasso, saúde e sofrimento. Somente assim nos transformamos mais e mais em pessoas amadurecidas, autônomas, sábias e plenamente livres.” (BOFF, Leonardo. Saber cuidar: Ética do Humano, Compaixão pela Terra. 7.Ed. Rio de Janeiro:Vozes, 2001.)

****

Escrevia e ia pensando no quão complicado era viver e se relacionar com as pessoas. Como construir um relacionamento com base no cuidado e no encanto. Não sabia as respostas para estas perguntas mas mesmo não sabendo iria buscar formas e alternativas para cuidar cada vez mais do encanto por Alin.

****

“Só nós humanos podemos sentar-nos à mesa com o amigo frustrado, colocar-lhe a mão no ombro, tomar com ele um copo de cerveja e trazer-lhe consolação e esperança. Construiu o mundo a partir de laços afetivos. Esses laços tornam as pessoas e as situações preciosas, portadoras de valor. Preocupamo-nos com elas. Tomamos tempo para dedicar-nos a elas. Sentimos responsabilidade pelo laço que cresceu entre nós e os outros. A categoria cuidado recolhe todo esse modo de ser. Mostra como funcionamos enquanto seres humanos, humanos.

Daí se evidencia que o dado originário não é o logos, a razão e as estruturas de compreensão, mas o pathos, o sentimento, a capacidade de simpatia e empatia, a dedicação, o cuidado e a comunhão com o diferente. Tudo começa com o sentimento. É o sentimento que nos faz sensíveis ao que está à nossa volta, que nos faz desgostar. É o sentimento que nos une às coisas e nos envolve com as pessoas. É o sentimento que produz encantamento face à grandeza dos céus, suscita veneração diante da complexidade da Mãe-Terra e alimenta enternecimento face à fragilidade de um recém-nascido.” BOFF, Leonardo. Saber cuidar: Ética do Humano, Compaixão pela Terra. 7.Ed. Rio de Janeiro:Vozes, 2001.

****

Terminou de escrever a carta, colocou uma flor roxa dentro do envelope e guardou. Pela manhã iria colocar no correio. Estava quente. No horizonte algumas nuvens de chuva começavam a surgir - Cuidar do amor como se cuida de uma criança. Para se cuidar de uma criança temos que estar atentos ao seu crescimento, atentos para a criança não se machucar, é preciso ter concentração no cuidado – Pensando isso Eñoski voltou a deitar-se. Esta noite sonharia com Alin e a dor de cabeça iria embora.



Elisandro Rodrigues

Nenhum comentário:

Entra[saí]da - Manoel de Barros

Distâncias somavam a gente para menos. Nossa morada estava tão perto do abandono que dava até para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens profundas com sapos, com as águas e com as árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza avançava nas minhas palavras tipo assim:

O dia está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me empobrece. E o rio encosta as margens na minha voz.

Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade de pensar. Eu queria que as garças me sonhassem. Eu queria que as palavras me gorjeassem. Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens. Me dei bem.

[...]

1)É nos loucos que grassam luarais; 2)Eu queria crescer pra passarinho; 3) Sapo é um pedaço de chão que pula; 4) Poesia é a infância da língua. Sei que os meus desenhos verbais nada significam. Nada. Mas se o nada desaparecer a poesia acaba. Eu sei. Sobre o nada eu tenho profundidades.

Siente como Sopla el Viento