18.8.06

Texto escrito por encomenda, hehe, para o aniversário de uma amiga muito especial...

Sem muita frescura, mas com todo o carinho e ternura....

Exatamente assim

Como escrever sobre algo que não se sabe? Como escrever sobre o mistério? Só escrevemos sobre o que sabemos, até podemos escrever sobre o que não se sabe, mas esta escrita será vazia de conhecimentos e de argumentos. Palavras jogadas ao acaso em uma folha de papel não significam nada para quem vai ler, as palavras jogadas só fazem sentido quando o que esta sendo escrito faz sentido para quem esta lendo. O escritor pode dar um sentido ao que está escrevendo, e o leitor pode dar outro sentido....nossa vida é feita de relações e sentido, significados que damos as coisas.
O que escrever ou falar então de uma pessoa que não conhecemos, que não sabemos o que esta pessoa pensa ou faz da vida. Podemos arriscar, a vida também é feita de riscos e rabiscos. Arrisco aqui a falar de você, a escrever para você.
Poderia dizer muita coisa de você ou para você, mas o que dizer se dizes tu ser exatamente assim, sendo exatamente assim como saberei como és? Será que sabem as pessoas ao teu redor? Dizes que é assim, e o és de propósito. Podemos imaginar teu jeito de ser, podemos sonhar, até mesmo nos alucinar com teu jeito de ser. Se imaginarmos suas unhas vermelhas passando e raspando em meu braço, poderia enlouquecer sonhando com sua boca sussurrando qualquer palavra em meu ouvido, ou endoidecer de vez simplesmente com o olhar dentro do teu olho dentro.
Mas não sei se me arriscaria a chegar perto de você, preferiria ficar ao longe admirando a ternura e a beleza, até por que, se chegar perto poderei me queimar, ou poderias entrar em erupção e me deixar coberto de lava, lava de beleza e sensualidade, escondidos por trás de sua ternura e seu jeito de ser. A beleza é um mistério, assim como a vida. E a magia requer penumbra e mistério. Por isso deves gostar tanto da noite, pois é na noite que a magia fica mais forte, é na noite que sua beleza e o seu ser deslumbram. Sendo assim, gostaria de ser uma coruja, só para ver este seu mistério, e tentar descobrir esse exatamente que és.
Sendo coruja poderia voar e não me queimar com a lava do vulcão, me aqueceria, e isso seria bom, pois me animaria mais a te olhar. Contemplaria o entardecer perto de você, veria o dia se transformando em noite, eu veria mais a partir do entardecer, e junto com você olharia a lua cheia e a magia que ela tem nas pessoas, a beleza que és a noite em lua cheia, mas me impressionaria em perceber que estava mais encantado com a sua beleza e os raios de luz que seus rosto transmite do que com a lua em sua perfeição.
Sendo coruja seria um companheiro para a noite onde se transformaria em um bicho da noite e sairia comigo a olhar as festas e as procissões, os choros e a alegrias que estão escondidos no escuro da noite. Gritaríamos nas ruas palavras de liberdade e de vida, de luta e revolução. Profetizaríamos dos espaços escuros da noite de lua cheia uma vida nova para as pessoas, com direitos e longe da opressão. Cantaríamos a liberdade ao amanhecer.
Já na manhã teria a certeza de que queria ser seu companheiro e mesmo indo para o inferno saberias que as vezes daria um pulo lá para saudar as companhias, quando se enjoasse do clima agradável do céu. Até por que és um ser assim assim, que não se cansa e que sempre esta nas primeiras filas das marchas.
Quem sabe assim conseguiria dizer que és exatamente assim, é não és de propósito, és por que és, és pois este é teu jeito sonhador e revolucionário de viver. Me sentiria feliz e alegre, pois serias o que tinha pensado e o que tinham me comentado, voltaria para minha terra, para meu lugar contente de saber que não és um ser qualquer perdido no mundo, és um Ser Único, que espalha ternura e beleza por onde passa, que cria nos corações das pessoas sonhos e utopias, que alimenta a vontade do povo de querer se organizar e lutar por uma vida digna.
Assim és, um mistério ainda...mas um mistério que gera vida, alegria e felicidades aos que estão ao seu lado, e longe de você....
São palavras sem sentido o que escrevi, peço que dês o sentido....sentido da vida e da utopia, da loucura e do profetismo.

Elisandro Rodrigues
Agosto de 2006
Para o aniversário da pessoa que se diz ser exatamente assim, e de propósito....

Nenhum comentário:

Entra[saí]da - Manoel de Barros

Distâncias somavam a gente para menos. Nossa morada estava tão perto do abandono que dava até para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens profundas com sapos, com as águas e com as árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza avançava nas minhas palavras tipo assim:

O dia está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me empobrece. E o rio encosta as margens na minha voz.

Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade de pensar. Eu queria que as garças me sonhassem. Eu queria que as palavras me gorjeassem. Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens. Me dei bem.

[...]

1)É nos loucos que grassam luarais; 2)Eu queria crescer pra passarinho; 3) Sapo é um pedaço de chão que pula; 4) Poesia é a infância da língua. Sei que os meus desenhos verbais nada significam. Nada. Mas se o nada desaparecer a poesia acaba. Eu sei. Sobre o nada eu tenho profundidades.

Siente como Sopla el Viento