29.7.09

Bons ventos...


No alto da colina, a menina observava o mundo lá embaixo e se perguntava sobre as dores das pessoas. Todo dia ela subia lá em cima e ficava na sua quietude a sentir. Do alto ela enxergava a tudo e a todos suas emoções e seus sentimentos. Mas não conseguia olhar para ela. O vento batia em seu cabelo esvoaçando-os. Os cheiros e perfumes das flores e das pessoas chegavam até ela carregados pela brisa que a tocava no rosto. Os sons, melodias e músicas chegavam aos montes lá em cima da colina. Não eram sons de carros e máquinas, mas sons de corações, de risos, de felicidade, de crianças correndo na grama. Entre um som e outro um soluço e o barulho de uma lágrima caindo. “Como existem pessoas que caminham sozinhas no mundo” pensava ela do alto da colina. Sentindo-se observada ela olhou para cima e notou um menino com pequenas asas a olhar ela. “Quem és tu?” Perguntou ela ao menino de asas, “Que bons ventos te trazem aqui?”. “Não sei ao certo, estava passando e parei para te olhar, lamentavelmente eu sou assim sabe, me apego aos olhares dos outros” falando isso ele se aproximava da menina dos cabelos bagunçados pelo vento. “Seja o que for você podia me levar para passear? Estou cansada de ficar aqui apenas olhando. Queria sentir mais o vento. Você me leva?”, “Posso te levar sim pois seja o que for, seja o que me surge e que some mas seja o que me consome mais. Estou procurando uma companhia para voar junto comigo, e me cuidar as vezes”, “Por que te cuidar menino das asas pequenas?”, “É que as vezes eu caio e quando eu vou é quando eu acho que onde é que eu tô, me entende?”. Ela olhou para ele e estendeu a mão “Queria acompanhar alguém, andar com alguém do meu lado, mas acredito que voar seja melhor”. Pegando a mão dela os dois partiram levados pela suave melodia dos sons trazidos pelo vento.


Elisandro Rodrigues




24.7.09

Fragilidade de uma sexta-feira...

En un mundo descomunal
siento tu fragilidad.

(Lucha de Gigantes – Nacha Pop)


É manha de sexta-feira. O sol entra pela fresta entreaberta de sua persiana. Ele acorda antes do relógio despertar. Olha o mundo lá fora – o sol brilha com sua intensidade da manhã mas o vento traz o frio do inverno (mais tarde escutaria no rádio que faz 4º graus com uma sensação térmica de menos de 2º graus ). Relutante levanta-se toma seu banho e seu café. Enfrentar um dia de frio e de trabalho na fragilidade de um mundo descomunal o esperava assim que abriu a porta de sua casa.

A beleza do mundo aparece para se esquentar ao sol e tremer ao frio. Sente o frio entrando pelas suas roupas e gelando seu corpo. Coloca sua toca, suas luvas e caminha em direção a parada de ônibus. O dia se mostra estranho. Com cores estranhas. Com frio e calor ao mesmo tempo. E dentro dele uma confusão começa a se arrumar espalhando pensamentos, emoções e sensações por todos os lados. Uma folia dentro de sua casa. Dentro de seu corpo.

Sua manhã passa ao mesmo tempo devagar mas rápida. Seu coração sente-se apertado, não sabe se é pelas roupas, pelo frio, ou pela falta dela. Quem sabe todas essas coisas juntas. Anjos e demônios continuam com suas folias e estrepolias dentro dele. Sua mente passeia durante a tarde por vários lugares mas seu corpo continua pregado na cadeira de seu trabalho. O fim da tarde se aproxima. O frio aumenta. Gela cada vez mais seu corpo e seu coração. Ele não se acha mais dentro de si mesmo. Está tudo revirado. Pastas e documentos, pensamentos e emoções, musicas, textos e poesias. Tudo está fora do lugar. Imagens dela estão por todos os lados.

Passou o dia olhando para seu celular, esperando uma mensagem ou uma ligação. No final do dia olha já desistindo mais uma vez para a tela que continua normal não acusando nenhuma ligação perdida ou mensagem por se ler. Coloca seus casacos e sai para o inicio de noite fria. Não vai para casa. Sai caminhando por uma cidade vazia, silenciosa e fria de sexta-feira. Caminha tentando organizar a bagunça dentro dele. De nada adianta quanto mais organiza mais bagunçado fica. Senta-se no primeiro bar que encontra. Pede uma garrafa de vinho e entre um copo e outro vai lembrando os dias passados ao lado dela até aquele momento. Fica esperando uma ligação ou uma mensagem enquanto esfazia a garrafa aos poucos sentindo cada vez mais a fragilidade de seu corpo e do seu mundo.

Elisandro Rodrigues



20.7.09

Palhaço


.

.

.

É quando o circo termina

É quando o palhaço sai do palco

É quando ele vai para o seu cantinho

É quando chega no seu camarim, na sua sala

É quando ele se aproxima da pia

É quando água sai da torneira

É quando o rosto é lavado

É ai que começa o verdadeiro circo

É quando a maquiagem cai ralo abaixo acabando os sonhos, as alegrias e as utopias

É quando o amor acaba sumindo junto com o resto de tinta.

.

.

.

Elisandro Rodrigues

16.7.09

Varal de Bonitezas


.
.
.
Ela entra no quarto para pegar o livro que está sob a cama, sua cara está com um ar triste e cinzento, assim como o dia. A luz do quarto está apagada. Ao ligar a luz ela se surpreende com um varal feito de recortes de imagens, tirinhas e fotos deles. Sua cara cinzenta alegra-se e torna a ficar com uma cor viva. Viva de esperanças e sonhos. Seus olhos lacrimejam a ler a história em quadrinhos da “gordinha”. Seu coração pulsa mais rápido ao ver as tirinhas da Mafalda ao redor das fotos e das imagens do “Um Pé de Vento” do André Neves. Seu dia ficou mais alegre e bonito ao achar aquele varal de bonitezas. Ela vira para trás e o vê encostado na porta com um ar risonho de menino que fez arte. Ela o abraça forte e diz num sussurro “eu amei....nunca me solta ta...”. Os minutos passam naquele abraço mostrando suas vidas no futuro, assim como na história da “gordinha” ela o enxerga sentado numa cadeira de balanço olhando as estrelas. A imagem desaparece da sua cabeça quando ele a beija suavemente prolongando o beijo por mais alguns bons minutos.
.
.
.
Elisandro Rodrigues

13.7.09

t(amo)


...

Os corpos dos dois formavam um só. Ela o abraçava apertando o seu corpo contra o dele. Ele a envolvia num abraço forte e seguro. No seu ouvido ela sussurrava que não queria perde-lo, que não era para ele a largar daquele abraço. Ele em resposta a dizia que não a largaria que a amava e que era todo dela de corpo e alma. O sexo dos dois era um amor ao mesmo tempo bonito e triste. O gozo aconteceu ao mesmo tempo e os dois permaneceram abraçados. O abraço forte de ambos deixava a respiração entrecortada.

.....

Kaus olhava as crianças brincarem na festa junina. Estava sentado em uma mesa no canto do salão. Um copo de quentão esquentava sua mão e corava suas bochechas. Na pista de dança montada no meio do salão as crianças brincavam, pulavam, dançavam e faziam estripulias com as luzes e as bolinhas de sabão que saiam das maquinas. Observava as crianças e pensava nos seus futuros filhos. Como seriam? Por quem puxariam? Como seria sua vida como pai? Seria um bom pai? Afastava esses pensamentos de pre-o-cupação da cabeça com um gole de quentão e mais um pinhão quente, o mais importante é vivenciar e experimentar o momento que ainda está por vir. Lá fora a noite se fazia fria e Kaus pensava nela.

.....

Ravini estava sentada na cadeira de balanço de sua vó perto do fogão a lenha. Um xale cobria o seu corpo e a aquecia do frio que fazia na noite. A casa da sua vó era um lugar aconchegante. No meio do nada e no meio das flores. A casa era cercada pelas mais diversas flores o que fazia Ravini espirar um pouco, o pólen irritava seu nariz, mas mesmo assim ela gostava da tranqüilidade que aquela casa tinha. Lá fora o silêncio reinava, podia escutar o barulho das cigarras e grilos, das galinhas e dos bezerros. O fogão a lenha aquecia ainda mais seu corpo e no embalo gostoso da cadeira de balanço ela ia entre as histórias de sua vó e de seu pai sobre as infâncias e vinha entre seus sonhos com os futuros filhos. Sem querer no balanço dos sonhos acariciava sua barriga acarinhando aquele que logo viria. Com ternura afagava um futuro de alegria e felicidade.

.....

Elisandro Rodrigues

8.7.09

Manifesto Música Pra Baixar (MPB)


Está pronta a primeira versão do manifesto Música Para Baixar (MPB).
Quem cria, produz ou usa música pode assinar nosso manifesto. Assine e divulgue o manifesto Música Para Baixar.

Para assinar basta acessar: http://www.petitiononline.com/mpb/petition.html

Deixe seus comentários no blog.

Manifesto Movimento Música para Baixar

É a partir do surgimento da democratização da comunicação pela rede cibernética, que a conjuntura na música muda completamente.

Um mundo acabou. Viva o mundo novo!

O que antes era um mercado definido por poucos agentes, detentores do monopólio dos veículos de comunicação, hoje se transformou numa fauna de diversidade cultural enorme, dando oportunidade e riqueza para a música nacional – não só do ponto de vista do artista e produtor(a), como também do usuário(a).

Neste sentido, formamos aqui o movimento Música para Baixar: reunião de artistas, produtores(as), ativistas da rede e usuários(as) da música em defesa da liberdade e da diversidade musical que circula livremente em todos os formatos e na Internet.

Quem baixa música não é pirata, é divulgador! Semeia gratuitamente projetos musicais.

Temos por finalidade debater e agir na flexibilização das leis da cadeia produtiva, para que estas não só assegurem nossos direitos de autor(a), mas também a difusão livre e democrática da música.

O MPB afirma que a prática do “jabá” nos veículos de comunicação é um dos principais responsáveis pela invisibilidade da grande maioria dos artistas. Por isso, defendemos a criminalização do “jabá” em nome da diversidade cultural.

O MPB irá resistir a qualquer atitude repressiva de controle da Internet e às ameaças contra as liberdades civis que impedem inovações. A rede é a única ferramenta disponível que realmente possibilita a democratização do acesso à comunicação e ao conhecimento, elementos indispensáveis à diversidade de pensamento.

Novos tempos necessitam de novos valores. Temas como economia solidária, flexibilização do direito autoral, software livre, cultura digital, comunicação comunitária e colaborativa são aspectos fundamentais para a criação de possibilidades de uma nova realidade a quem cria, produz e usa música.

O MPB irá promover debates e ações que permitam aos agentes desse processo, de uma forma mais ampla e participativa, tornarem-se criadores(as) e gestores(as) do futuro da música.

O futuro da música está em nossas mãos. Este é o manifesto do movimento Música Para Baixar.

RJ – Leoni – Cantor e Compositor – http://www.leoni.art.br/ e http://musicaliquida.blogspot.com
DF – Ellen Oléria – Cantora e Compositora – http://sapatariadf.wordpress.com/
PB – Kaline Lima – Rapper
RS – Nei Lisboa – Cantor e Compositor – http://www.neilisboa.com.br/
SP – Trupe o Teatro Mágico – http://www.oteatromagico.mus.br/novo/
RS – Banda Bataclã – http://www.bataclafc.com.br/
PA – Juca Culatra & Power Trio – http://www.myspace.com/jucaculatrapowertrio
ES – Banda Sol na Garganta do Futuro – http://solnagargantadofuturo.blogspot.com/
PR – Banda Nuvens – http://www.nuvens.net/
DF – Banda Coyote Guará – www.coyoteguara.com.br
MT – Eduardo Ferreira – Integrante do Caximir, OsViralata e da Afábrika – caximirbuque.blogspot.com
DF – GOG – Rapper e Poeta – http://gograpnacional.com.br/
PA – Casarão cultural Floresta Sonora – http://www.myspace.com/florestasonora1
DF – Jaqueline Fernandes – Produtora Cultural – http://grioproducoes.blogspot.com/
PE – Pedro Jatobá – Diretor de Açoes Culturais do Instituto Intercidadania – http://www.intercidadania.org.br/
SP – Cabeto Rocker – Pascolato-Músico/Produtor Cultural
SP – Mateus Zimmermann – Jornalista, designer editorial e fotografo – www.mateus.jor.br
BR – Sociedade de Usuarios da Tecnologia Java – SouJava – http://www.soujava.org.br
SP – Fabio Malagoli Panico Bugnon – Advogado

7.7.09

Sentindo sua falta...

O vento lá fora assovia e faz as folhas das árvores dançarem no céu escuro da noite. Deitado na cama sentindo o frio que o vento traz do sul seu corpo exige o abraço dela. Sente-se sozinho e triste na cama grande e vazia. Seu corpo se encolhe espremendo-se na parede. A parede é gelada mas ele não se afasta dela. Espera que uma mão envolva seu corpo e o chame para mais perto saindo de perto da parede gelada. Essa mão, esse abraço não chega e o frio toma conta cada vez mais. Adormece assim colado na parede. Lá fora o vento forte esmurra as janelas querendo entrar. A janela do quarto dele está mal fechado, por entre uma fresta o vento entra e bate portas e janelas na casa toda. Ele dorme encostado na parede.

De sobressalto acorda suado e com o coração acelerado. Acorda com medo. Tivera um pesadelo. Procura ainda dormindo o corpo quente de sua amada, não o acha. A chuva lá fora molha os cachorros e moradores de rua. Ali dentro a chuva cai dos seus olhos molhando o travesseiro que agarra forte. Sente falta dela. Falta do abraço. Da presença. Sente-se perdido sem a presença aconchegante do abraço e do perfume que exala. As lágrimas escorrem pela sua face salgando seus lábios. Assim entre ventos e chuvas ele adormece novamente com a certeza de que no outro dia a teria.

Elisandro Rodrigues


6.7.09

Conversa sobre o possível!


- E ai meu! – Tipak alcançou uma cerveja enquanto cumprimentava Enoski. Continuou falando enquanto limpava o chão onde ia sentar – Pô meu, por que tu escolheu um lugar desses para a gente se encontrar.

Enoski tinha escolhido o Cais do Porto para realizar aquela conversa. Andava com a cabeça nas nuvens, quem sabe um lugar mais calmo, vendo um pôr-do-sol e tomando uma cerveja conseguiria colocar as idéias no lugar.

- Desembucha logo o que tu quer falar pois eu só trouxe quatro cervejas!

- Cara, sei lá....faz tempo que não me sinto assim tão desnorteado que nem barata tonta, que nem pernilongo quando recebe uma rajada de veneno nas ventas. Ando pensando nessa menina que estou.

- Hum...a Janaina!

- Isso! Estou com medo sabe.

- Medo por que meu velho!

- Por que ela está se doando totalmente a esta relação!

- Mas tchê, precisa ter medo disso? Você está com medo por que é sempre você que se lança de cabeça nas relações. Agora descobriu uma pessoa que quer viver um amor intenso, um amor verdadeiro. Você achou uma pessoa para ser sua e você ser dela, dois corpos se tornando um só.

Enoski vira o resto da cerveja na boca. Amassa a latinha e coloca dentro da sacola onde restam outros duas. Abre mais uma e dá dois goles longos.

- Pois é cara! Isso que tenho medo. Eu gosto dela um monte. Fico embriagado com o perfume dela, com o gosto dela. Tocar seu corpo é como tocar uma nuvem. Fico cheio de vento. Fico cheio de borboletas no estômago. Tenho medo pois nosso amor é verdadeiro.

- Cara, como dizem por ai relaxa e goza cara. Para de ter medo e se joga nessa relação de verdade. Seja feliz com essa relação. Te conheço a tempo meu e você sempre fica choramingando que as meninas não estão presentes inteiras com você. Aproveita a Jana, aproveita esse momento e faz ele durar até o impossível.

- Durar até o impossível...sinto que vai ser isso mesmo. – Enoski toma o resto da cerveja pega o telefone e começa a escrever uma mensagem:

“Oi amor! Sou 200% seu! Quero correr pelos céus levados pelo vento. Quero sentir teu corpo junto, ser um só no olhar e no respirar. Te amo.”

- Pronto meu! É isso, vou parar de ter medo e vivenciar essa relação. Obrigado cara!

- Obrigado o carralho, vamos tomar mais umas cevas no boteco ali da frente que minha bunda tá doendo de ficar sentada nessa pedra gelada...

- Borâ lá então!


“Foi no cabaré da Dera na Paraíba

Foi no cabaré da Dera na Paraíba

Foi no cabaré da Dera na Paraíba

Foi no cabaré da Dera na Paraíba

Quisera meu Deus quisera

Que pindaíba

A moça mais bela era

a Janaina

...

Olha os olhos de amêndoa de Janaina

Sob a saia de renda a cinta-liga

Olha os olhos de amêndoa de Janaina

Sob a saia de renda que coisa linda...”

(Cabaré da Dera - Composição coletiva ainda não gravada e divulgada da Rapper Kalyne e Fernando Anitelli junto com mais um povo durante o I Fórum do MPB - Músicpa para Baixar)


Elisandro Rodrigues


1.7.09

Amor em Movimento Revolucionário (ou o que passa em minha cabeça)


Eno está sentado em sua escrivaninha lembrando frases sobre o amor. Em uma folha de papel escreve com uma caneta azul – Che diz que o “verdadeiro revolucionário é movido por um verdadeiro sentimento de amor”. Abaixo dessa frase escreve outra de Paulo Freire “amor é como ato de valentia, não pode ser piegas; como ato de liberdade, não pode ser pretexto para a manipulação, senão gerador de outros atos de liberdade. A não ser assim, não é amor”. Após um breve momento de reflexão onde tenta compreender a frase escreve outra: “O amor é a coisa mais alegre, o amor é a coisa mais triste, o amor é a coisa que eu mais quero”. Pensa ele que Adelia Prado tem razão, sem dúvida amor é a coisa que ele mais quer naquele momento.

Deixa a caneta cair sobre o papel e fica observando o nada a sua frente, em sua cabeça giram perguntas, imagens e sons que se ligam e conectam como o despertar de dois lados da mesma janela do coração. Fica pensando naquele sentimento estranho que envolve seu coração. Sentimento de falta. Falta do abraço e do sorriso - Pensa que sabe que ela não é uma trilha segura a se seguir, mas está disposto a dar as mãos e caminhar nessa estrada de incertezas que é o amor. Se por ventura um buraco se abrir no chão e um deles cair? Deixar o outro ali? Segurar sua mão e cair junto? ou tentar ajudar a sair? Não abandonar, não deixar o outro sozinho, é isso que um companheiro deveria fazer. Deveria achar soluções, alternativas para a outra pessoa sair de dentro do buraco e continuar a caminhar rumo a um não ser e não saber mais incerto ainda. Nessa estrada que não é de tijolos amarelos mas sim de lírios de todas as cores e tamanhos.

Abre um arquivo em mp3 em seu computador e se perde nos versos da música Companheira de Zé Vicente:

Companheira me dá as tuas mão,
Eu necessito do amor que tu me dá.
Tua presença me anima a lutar
O teu abraço refresca o calor
Dessa jornada em busca do lugar
Onde seremos uma só nação.

Láia, láia, láia...

Companheiro te dou as minhas mãos,
Te dou meu peito em mim vem repousar
Vem ser a chama que acende o coração
O meu desejo à vida que virá,
Felicidade enfim vai florescer
E amaremos sobre o nosso chão.

Que venham as lutas, a dor e a solidão,
Os passos lentos do povo a caminhar.
O nosso amor é fonte no jardim,
Pra saciar a sede de quem vem
Pra perfumar a estrada de quem vai
Pra festejar o dia do amor.

O papel a sua frente está todo rabiscado, resolve se levantar e sai em direção a rua. Lá fora o sol brilha forte aquecendo ele do frio que o gela os pés. Na sua memória surge a imagem dos pés gelados dela - É estranha essa falta mesmo. Gostaria de dormir com ela essa noite e esquenta-lá, e quem sabe se perder entre os braços e abraços dela. Quem sabe contar aquela história ainda não contada sobre um Marinheiro e uma Sereia. Quem sabe ficar acordado toda a noite, pois, um pouco de sono na manhã seguinte não faz mal. Volta para o trabalho esperando uma visita a noite do seu amor em movimento revolucionário.

Elisandro Rodrigues
(Para saber mais sobre a imagem e a música abaixo acesse: http://nuvens.net)

Entra[saí]da - Manoel de Barros

Distâncias somavam a gente para menos. Nossa morada estava tão perto do abandono que dava até para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens profundas com sapos, com as águas e com as árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza avançava nas minhas palavras tipo assim:

O dia está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me empobrece. E o rio encosta as margens na minha voz.

Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade de pensar. Eu queria que as garças me sonhassem. Eu queria que as palavras me gorjeassem. Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens. Me dei bem.

[...]

1)É nos loucos que grassam luarais; 2)Eu queria crescer pra passarinho; 3) Sapo é um pedaço de chão que pula; 4) Poesia é a infância da língua. Sei que os meus desenhos verbais nada significam. Nada. Mas se o nada desaparecer a poesia acaba. Eu sei. Sobre o nada eu tenho profundidades.

Siente como Sopla el Viento